Abordagem Terapêutica
A abordagem terapêutica que utilizo é a psicanálise contemporânea.
Você sabe o que isso quer dizer?
Bom, para começar, a psicanálise já passou por diversas transformações, assim como o mundo e o ser humano. Algumas coisas permanecem iguais, porém, a forma como nos comunicamos já mudou bastante e o ser humano de hoje não é mais o ser humano da época de Freud, isso é fato!
Uma terapia psicanalítica se baseia em dois conceitos fundamentais:
1. A existência do inconsciente - que ocupa cerca de 95% de nossa mente;
2. A associação livre, como regra essencial para o analisando/paciente.
E é através da técnica de associação livre que você, enquanto analisando, poderá elaborar e compreender melhor suas questões, sua vida e as pessoas ao seu redor. A psicanálise tem como um de seus objetivos, ajudar você a lidar melhor consigo mesmo. E as transformações que uma análise pode proporcionar posteriormente, são efeitos secundários, ou seja, são consequências muito positivas do tratamento.
A psicanálise não visa, simplesmente, uma mudança comportamental, ela vai além. O tratamento é algo muito mais profundo e complexo, que irá atingir questões estruturais de um sujeito. Independentemente de quais forem essas questões, falar livremente pode - e de fato irá - ajudar e aliviar as dores da alma. Uma análise, por meio da palavra, auxilia o sujeito a lidar com suas faltas e a entrar em contato com seu próprio desejo.
A psicanálise contemporânea contempla alguns autores da psicanálise de Freud e não se baseia apenas em um único autor, visto que hoje se tem uma demanda maior para uma única teoria contemplar todas as questões da clínica atual. Me baseio, principalmente, nos autores Sigmund Freud e Jacques Lacan.
A clínica psicanalítica é a clínica do "um a um", ou seja, do indivíduo, do sujeito. Cada analisando que procura um tratamento pelo viés da psicanálise, é visto como um ser único, individual. Claro que todos nós vivemos em sociedade, temos nossos laços, afetos, família e questões de cunho social, mas, ao adentrar em uma análise, é levada em consideração a subjetividade de cada pessoa, de maneira única.
Por este motivo, acredito muito na psicanálise. Sou analisanda há muitos anos e posso dizer o quanto a clínica psicanalítica pode nos auxiliar em nossas faltas e desejos. Fazer análise é ter um espaço seguro para se expressar e se permitir ter uma vida mais leve e consciente!
"A psicanálise simplifica a vida. Nós atingimos uma nova síntese depois da análise. A psicanálise cria uma nova ordem para o labirinto onde estão perdidos certos impulsos, e tenta conduzi-los para o lugar ao qual pertencem. Ou, usando outra metáfora, ela é o fio que conduz o homem para fora do labirinto do seu próprio inconsciente."
Sigmund Freud
Margô Cavalcanti | Psicanalista
